amuseBOUCHE

Para falar do que eu gosto...

DiárioReceitasVinhos & CiaDicas e AfinsDicionário

Arquivo de maio de 2010

Negócio da China

segunda-feira, 17 de maio de 2010

 

O que torna um blog vivo é a freqüência de seus posts e os comentários que se recebe. Neste quesito, o AmuseBouche andou perdendo pontos. Nunca escrevi tão pouco por aqui. Mas o silêncio e a intermitência destes últimos dois meses têm explicação.

É que no final de fevereiro a empresa em que trabalho passou por uma grande reestruturação, em decorrência da fusão com sua principal concorrente, acontecida há exatos 12 meses. Muita coisa mudou. Novos desafios apareceram. Muita gente trocou ou vai trocar de lugar, inclusive eu. A partir de julho, Rogério e família vão morar em Shanghai! A proposta é reestruturar nossa operação e torná-la mais consistente, compatível com o tamanho do segundo maior mercado do mundo.

Assustador a princípio! Já estive na China diversas vezes e nunca me passou pela cabeça morar lá. Aliás, talvez por viajar tanto pelo mundo, nunca sonhei ser expatriado. Sair do Brasil envolve não só a adaptação da família inteira a uma nova cultura mas também abandonar tudo o que conquistamos por aqui. Cortar raízes não é fácil e dá medo.

Mas se por um lado dá tristeza deixar nosso lugar aqui, por outro há um universo a se descobrir. Uma nova cultura, um novo idioma (bem difícil – qualquer hora eu conta minhas aventuras com o Mandarim), um novo povo. Um novo jeito de trabalhar, novos relacionamentos, novas vivências. Um tempo único de mais aprendizado para todos nós. Além disso, nunca fui de fugir dos desafios, principalmente aqueles tão apimentados quanto estas fatias de carne preparadas à moda de Sechuan, que comemos em Shanghai na semana retrasada (é… você não se enganou, estas “coisas” vermelhas no prato são pimentas secas cortadas ao meio).

carnechina

Casa, colégio das crianças e novo escritório já estão escolhidos. A partir desta semana, fico na ponte aérea Guarulhos-Pudong. Até meados de julho, quando este blog e suas panelas serão pilotados lá do outro lado do mundo, com muitos temperos diferentes. Zài jiàn!

Amuse Bouche - Conteúdo alimentado por Rogério Moraes
Design; OPORTO design integrado