amuseBOUCHE

Para falar do que eu gosto...

DiárioReceitasVinhos & CiaDicas e AfinsDicionário

Arquivo de fevereiro de 2012

Ano novo de novo

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Eu sei, é uma vergonha. Ficar mais de um mês sem atualizar o blog é uma vergonha. Mas sabe como é: saí correndo para o Brasil onde ficamos durante uma semana apenas, entre natal e ano novo. Depois férias (post específico depois). E em seguida ano novo de novo: desta vez Chinese New Lunar Year ou Chūnjié(春节) como se diz por aqui. E não dá para falar de ano novo sem as famosas “resoluções”. Ultimamente, para evitar maiores frustrações, tenho tomado poucas e fáceis resoluções de ano novo. Em 2011 foram o curso de culinária chinesa, o curso de fotografia e o estudo mais sistemático do Mandarin.Todas praticamente cumpridas. Este ano simplifiquei ainda mais: pretendo “apenas” aproveitar ao máximo um de meus bens terrenos mais preciosos: o tempo.

É curioso como aqui na China os minutos voam. Talvez pelo fato de estarmos 6 horas adiante da Europa e 10 do Brasil. Talvez pela a quantidade de informação. Talvez porque comunicar-se em um idioma muito diferente exija o triplo de energia e o dobro de tempo. Pode ser que seja a imensa quantidade de coisas a realizar, a aprender, a conhecer, fotografar, comer, descobrir… O fato é que não consigo concluir a lista completa das tarefas a que me proponho. A frustração só confirma: o tempo é curto e é preciso aproveitá-lo mais e melhor.

Sim, há uma enormidade de “afazeres-enquanto-eu-estiver-na-China”: avançar no curso de fotografia, visitar o Tibet ainda este ano, aprender a fazer comida tailandesa, aprimorar minha escrita em Hanzi (汉字), voltar a tocar violino, planejar melhor as viagens pela Ásia, colocar a leitura em dia, ser mais freqüente neste blog, etc. etc. etc. Mas nesta lista não há cobrança, expectativa ou grandes exigências. Se eu souber aproveitar o tempo estas coisas virão. Feliz ano novo a todos, 新年快乐! e com licença que hoje oficialmente terminam as comemorações de ano novo por aqui e é hora de eu comer com gosto os Tang Yuan que ganhei da Yang Laoshi…

Amuse Bouche - Conteúdo alimentado por Rogério Moraes
Design; OPORTO design integrado