Rogério Moraes 07/08/2009 • 2 min
links sociais

Amuse Bouche I

Outro dia um amigo me surpreendeu com a seguinte pergunta:

Como é que pode? Um blog com o nome de AmuseBouche e nenhuma receita de Amuse Bouche publicada ?!?

Aceitei a verdade e disfarcei como pude o meu embaraço. Mudei o rumo da conversa e resolvi que, de agora em diante, vou postar pelo menos uma dica de Amuse Bouche a cada mês.

Para aqueles que ainda não sabem do que se trata, Amuse Bouche é uma pequena entrada (bem pequena, por sinal) servida como cortesia nos restaurantes bacaninhas. Serve para atiçar o paladar, “quebrar o gelo”, inciar a refeição. Não costuma constar do cardápio. É uma criação do chef que tenta resumir o seu “estilo” utilizando os melhores ingredientes disponíveis na ocasião. Na prática, em bom Português, é o jeito chique que os franceses encontraram para dar nome a um “tira gosto” que se come no máximo em uma ou duas mordidas.

Para a primeira “invenção”, resolvi aproveitar um parmigiano maturado por 36 meses que ganhei de um amigo e fazer uma boa e velha polenta. Com um pouco de sofisticação: gotas de azeite aromatizado com tartuffo bianco. Não é muito fácil de encontrar, nem muito barato… mas vale a pena ter em casa. Dura muito e vai bem em risottos, massas e sopas-creme dando aquele “toque especial” que só as trufas são capazes de proporcionar. No mais, é encontrar uns recipientes charmosos para servir e convidar os amigos para jantar.

Cuidado: se seus amigos forem despachados como os meus, vão tirar onda da sua cara dizendo que Amuse Bouche é pura frescura. Não ligue. Eles mudarão de idéia na primeira colherada. Vão até pedir a receita. Aí você manda eles consultarem aquele blog chamado AmuseBouche que agora já tem receitas de Amuse Bouche.

Polenta mole trufada com Parmigiano maturado

Ingredientes (para cerca de 6 mini porções):

  • 150ml de água (mineral ou filtrada).
  • 150ml de leite integral.
  • 1 colher de sopa de sêmola de milho (pode ser substituído por fubá).
  • 1 colher de sobremesa de manteiga.
  • 1 colher de sopa de queijo parmigiano bem maturado (utilizei um que ganhei de um amigo, com 36 meses de maturação).
  • 1 pitada de sal.
  • 6 a 8 gotas de azeite trufado.
  • Algumas lascas de parmigiano maturado para enfeitar.

Modo de Preparo:

  1. Numa panela pequena coloque a água, o leite, a sêmola de milho, a manteiga e o sal.
  2. Acenda o fogo bem baixo e mexa devagar até que a sêmola esteja cozida. A polenta deve ter a consistência de um mingau mole.
  3. Acrescente o parmigiano ralado e misture bem.
  4. Desligue o fogo e acrescente as gotas de azeite. Misture.
  5. Coloque cerca de 1 colher de sopa de polenta em cada recipiente, decore com lascas de parmigiano e sirva imediatamente.

Recent Posts

See all
Aprendiz XV - Antídoto!
Feijão Com Macarrão
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *