amuseBOUCHE

Para falar do que eu gosto...

DiárioReceitasVinhos & CiaDicas e AfinsDicionário

A

Abafar: cozinhar o alimento no próprio suco com a panela tampada.

 

Acamar: sobrepor os ingredientes para cozimento no forno ou na panela.

 

À Doré: alimento empanado e frito.

 

Adstringência: sensação de constrição das mucosas da boca, devido à ação do tanino. Em outras palavras, é aquela sensação de boca “amarrada” que se tem quando come-se caqui verde.

 

À Milanesa: alimento passado no ovo, na farinha de rosca e, depois, frito.

 

Aferventar: Ferver rapidamente o alimento, sem deixar que cozinhe. (veja também “branquear”)

 

Ágar-ágar: Extraído de algas marinhas, serve para dar consistência de gelatina a doces e salgados. É usado especialmente na culinária oriental e na cozinha de vanguarda. Sua vantagem com relação à gelatina de origem animal é resistir à alta temperatura.

 

Al Dente: ponto de cozimento de massas ou do arroz quando oferecem alguma resistência ao serem mordidos, apesar de estarem cozidos. Massas preparadas com sêmola de grano duro e variedades de arroz próprias para risoto (arbório, carnaroli…) são propícias para este tipo de cozimento.

 

Albariño: Nome espanhol para a uva Alvarinho do norte de Portugal. Produz excelente vinho fresco e fragrante na Galícia (Espanha).

 

Alginato: extraído da algas marinhas, quando combinado com sais de cálcio é empregado na cozinha de vanguarda na técnica de esferificação.

 

Aligoté: Segunda uva branca da Borgonha. Produz geralmente um vinho enérgico e penetrante que deve ser consumido em no máximo 3 anos. Muito bom para preparar Kir (misturado ao licor de cassis).

 

Ameis: Uva aromática de alto preço, DOC em Roero e no Piemonte (Itália)

 

Apurar: deixar o molho por mais tempo no fogo para evaporar o líquido e encorpar sabores e textura.

 

Arinto: Uva branca cultivada na região central de Portugal. Produz brancos fragrantes e secos.

 

Azedinha: (Rumex acetosa L.) Verdura de folhas verdes, arredondadas e ácidas. Encontrada no Brasil e muito popular na França onde recebe o nome de oselle.

 

Amuse Bouche - Conteúdo alimentado por Rogério Moraes
Design; OPORTO design integrado