Rogério Moraes 18/03/2011 • 3 min
links sociais

Redondas

Nem tudo são crisântemos, fogos e lanternas vermelhas aqui no país do meio. Agente passa apertos também. Enfrenta a burocracia, os problemas de comunicação e as diferenças de mentalidade. E sente saudades. De gente, lugares e sabores. Aqui não tem bacalhau, as frutas, sucos e vegetais do Brasil… E também não tem pizzas como as da Basílica! Isto transforma-se num belo problema para uma carioca que viveu os últimos 16 anos em São Paulo e tem dois filhos paulistanos. Invariavelmente, todo domingo, vem aquela vontade de pizza. E a pergunta: onde vamos comer?

Já percorremos boa parte da cidade em busca de uma redonda decente: Da Marco, The Kitchen Salvatore Cuomo, Papa John’s, Med Thyme, Peng You’s, Va Bene , a Côté, Aqua… até Pizza Hut passou pelo crivo! Algumas são aceitáveis, outras sofríveis, nenhuma excepcional. Então semana retrasada entreguei os pontos e achei que melhor alternativa seria fazer as pizzas eu mesmo.

Já publiquei por aqui uma pizza de frigideira, que é uma das mais acessadas do blog. Mas não era exatamente este tipo que queríamos. Revirei os livros e a web em busca de uma receita mais “autêntica” e que aparentemente funcionasse. Acabei fazendo algumas adaptações nesta aqui. Basicamente ajustei alguns ingredientes segundo o bom senso e acrescentei um pouco de açúcar à massa, para uma fermentação um pouco mais rápida. O resultado foi excelente.

Comprei também uma pedra de assar que foi fundamental ao processo. Sem ela creio que o forno não chegaria a uma temperatura alta o suficiente para deixar massa com a textura e crocância necessárias. Recheios e molho como de costume. A pedidos da molecada, inventei uma pizza doce com o que tinha na geladeira: Framboesa com Cream Cheese. E assim o endereço da melhor pizzaria de Shanghai passou a ser: 1 Xiu Yan Lu #129 – aqui em casa!

Massa de Pizza (adaptado de fornobravo.com)

Ingredientes:

  • 6 xícaras de Farinha de trigo.
  • 3 colheres de chá de sal.
  • 1 colher de chá de açúcar.
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco.
  • 400ml de água morna.

Modo de Preparo:

  1. Dissolver o fermento e o açúcar na
  2. Numa tigela grande misturar a farinha e o sal. Acrescentar a água morna.
  3. Misturar e sovar por cerca de 5 a 10 minutos, até que a massa esteja lisa.
  4. Descansar a massa por 15 minutos. Sovar novamente por mais 5 minutos. Voltar a massa para a tigela, limpa e enfarinhada. Cobrir com um pano úmido e deixar crescer por cerca de 1 hora.
  5. Dividir a massa em 4 partes, abrir os discos e recheá-los.
  6. Assar em forno muito quente.
    Rende 4 discos de pizza.

Recheio de Pizza doce – Framboesa e Cream Cheese: misturar 2 colheradas de geléia de framboesa com um pouco de Cointreau, a fim de obter uma consistência mais líquida. Espalhar sobre o disco de pizza e acrescentar colheradas de cream cheese. Assar em forno muito quente.

Em tempo: facilita muito a manipulação usar uma grade ou suporte redondo como o da foto abaixo. Comprei 2, nomesmo lugaronde adquiri a pedra de assar. Neste caso, basta abrir a massa e colocá-la no suporte antes de rechear a pizza.

Recent Posts

See all
Aprendiz XV - Antídoto!
Feijão Com Macarrão
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *