Rogério Moraes 06/05/2011 • 2 min
links sociais

Duke and Duchess

Eu sei, o assunto já está ficando ultrapassado e é totalmente “off-topic“. Mas como não comentar o “enlace real”? Se eu assiti? Lógico! E ao vivo! Confesso que tive a pachorra de acessar a CNN com meu laptop, no carro, enquanto voltava para casa. Entendam bem: eu vi Charles e Diana casando quando era moleque. Foi o evento do século quando eu era criança. Como é que eu ia perder o casamento do filho deles?!? Existiria prova maior de que o tempo está passando e de que estou envelhecendo? Agora só falta eles produzirem um herdeiro, para que eu, patropi puro sangue, me sinta meio avô da criança. Ridículo mas verdadeiro.

Mas na verdade Williams, Kates, Elizabeths, Charles e Dianas não passam de pretexto para que eu fale a respeito de um artigo publicado na última 3ª. Feira, dia 3, no “China Daily” (o jornal em Inglês daqui). A matéria comenta as réplicas do vestido nupcial que já estão disponíveis aqui na China podem ser encomendados on-line no “TaoBao.com” (o “Mercado Livre” daqui). Diz o texto que o modelo de Sarah Burton foi disponibilizado por algumas lojas chinesas poucas horas depois do casamento. O preço? Módicos US$ 280, incluindo o véu! Se isto aqui é crime? Não. Tudo perfeitamente legal: o design de roupas e vestuário não é protegido pelas leis de propriedade intelectual na China. E na foto abaixo podemos ver Wang Jiawang e sua noiva Zhao Tingting, os primeiros a se casar copiando o “estilo real”, apenas 36 horas após a cerimônia na Inglaterra. Eles e cerca de mais 20 clientes por dia têm comprado a fatiota completa.

O que me chama a atenção nisto tudo não é fantástica capacidade chinesa de copiar, nem o frenesi das noivinhas atrás do vestido, nem o poder da mídia em pasteurizar a moda (até porque de moda eu entendo lhufas). Me surpreende (ainda) é a rapidez com que este país caminha, reage, se move e atende à demanda de seu enorme número de consumidores. Impressionante. E assutador…

Recent Posts

See all
Aprendiz XV - Antídoto!
Feijão Com Macarrão
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *