amuseBOUCHE

Para falar do que eu gosto...

DiárioReceitasVinhos & CiaDicas e AfinsDicionário

De repente..ostras!

Estava eu no meu canto aqui na praia, preparando a famosa receita de moqueca capixaba, quando meu sogro chegou com ostras fresquíssimas. Tinham sido colhidas há menos de duas horas!

Poucos sabem, aqui na baía de Guaratuba-PR existem excelentes ostras de cultivo. São criatórios que contam com o apoio de universidades, pesquisam o aprimoramento da cultura, exportam a produção para outros estados e, muito importante, fazem tudo de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente. Esta semana vou visitar um dos criadores, que é amigo do meu sogro. Prometo uma reportagem completa.

Pensando nos ingredientes que tínhamos em casa (e meu sogro, que também adora cozinhar, tem muitos) resolvi inventar um molho novo. Só para fugir da mesmice “limao + tabasco”. A nova “receita” foi aprovada por quem, entre os presentes, gostava de ostras (ostra, ou você ama, ou odeia. Não dá prá ficar indiferente). Colocamos o molho sobre as ostras frescas – veja as fotos – e também sobre ostras ao bafo (colocadas sobre grelha da churrasqueira quente, até que a concha se abra ligeiramente).

Ingredientes:

- Suco de 1 limão.
- A mesma quantidade de shoyu.
- Tabasco vermelho a gosto (eu coloquei 4 gotas).
- 1 colher de sobremesa de coentro picado grosseiramente.

Modo de preparo:

1 – Misturar todos os ingredientes em uma tigelinha.
2 – Deixar descansar por 5 minutos.
3 – Servir uma colherinha sobre cada ostra, em sua própria concha.

Deixe um comentário

 
Amuse Bouche - Conteúdo alimentado por Rogério Moraes
Design; OPORTO design integrado