amuseBOUCHE

Para falar do que eu gosto...

DiárioReceitasVinhos & CiaDicas e AfinsDicionário

Brandade de Bacalhau

Esta foi preparada no ano passado e, por falta de tempo, acabei não postando. É a minha adaptação da receita tradicional, utilizando mandioquinha (batata baroa) ao invés de batata, com um toque de leite de coco.

As quantidades abaixo consideram que muita gente virá para a mesa. Afinal, tanto judeus quanto cristãos comemoram a Páscoa congregando a família.

Você pode preparar com antecedência e servir com uma salada verde ou talvez arroz branco refogado com pedacinhos de couve rasgada. Garanto que fica uma delícia.

Sirvo bacalhau nesta data apenas por tradição. Não acredito que deixar de comer carne na 6ª feira-santa vai me tornar melhor ou pior. Para mim, Páscoa significa mais: fala da redenção através da entrega, morte e ressurreição, que foi o verdadeiro propósito de vida de Cristo. Fala do sacrifício em prol do próximo. É um cumprir de metas e profecias milenares. E, como no Pessach judaico, me lembra de que a vida tem grandes momentos de mudança e transformação. Sempre para melhor.

Boa Páscoa a todos!

Brandade de Bacalhau ao meu modo

Ingredientes:

- 1,5kg de bacalhau.
- 2,5kg de mandioquinha.
- 1 vidro (200ml) de leite de coco.
- 2 colheres de sopa de salsinha fresca bem picada.
- ½ xícara de azeite de oliva extra virgem.
- 5 dentes de alho finamente picados.
- Sal o quanto baste.
- leite, o quanto baste.

Modo de preparo:

1. Dessalgue o bacalhau: de um dia para o outro, troque a água aproximadamente 5 vezes.
2. Cozinhe o bacalhau por 20 minutos em 1 litro de água + 1 copo de leite.
3. Escorra o bacalhau e, após esfriar, desmanche-o em lascas grandes (não desfie, desmanche) retirando as espinhas. Reserve.
4. Cozinhe a mandioquinha com casca, em água abundante, até que fique macia.
5. Descasque a mandioquinha e, enquanto estiver morna, amasse-a ou passe por um processador.
6. Coloque o azeite e o óleo picado em uma panela pequena. Leve ao fogo brando para “cozinhar” o alho levemente. Cuidado para não torrar o alho, nem dourá-lo. O que se quer, na verdade, é aromatizar o azeite com o alho. Reserve.
7. Em uma tigela grande, misture a mandioquinha amassada com o leite de coco. Acrescente o azeite e o alho e misture bem. Acrescente a salsinha picada e misture bem. Se este purée estiver muito firme, acrescente um pouco de leite. O que queremos é um purée aveludado. Acerte o sal, com cautela. O bacalhau já é um ingrediente salgado.
8. Monte o prato: cubra o fundo de um refratário com metade do purée. Acomode as lascas de bacalhau. Cubra as lascas de bacalhau com o restante do purée.
9. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos, até que esteja levemente dourado.

Tags:

Um comentário para “Brandade de Bacalhau”

  1. Achei interessante a substituição da batata por batatinha baroa. Sugestão anotada.

Deixe um comentário

 
Amuse Bouche - Conteúdo alimentado por Rogério Moraes
Design; OPORTO design integrado