amuseBOUCHE

Para falar do que eu gosto...

DiárioReceitasVinhos & CiaDicas e AfinsDicionário

Negócio da China

 

O que torna um blog vivo é a freqüência de seus posts e os comentários que se recebe. Neste quesito, o AmuseBouche andou perdendo pontos. Nunca escrevi tão pouco por aqui. Mas o silêncio e a intermitência destes últimos dois meses têm explicação.

É que no final de fevereiro a empresa em que trabalho passou por uma grande reestruturação, em decorrência da fusão com sua principal concorrente, acontecida há exatos 12 meses. Muita coisa mudou. Novos desafios apareceram. Muita gente trocou ou vai trocar de lugar, inclusive eu. A partir de julho, Rogério e família vão morar em Shanghai! A proposta é reestruturar nossa operação e torná-la mais consistente, compatível com o tamanho do segundo maior mercado do mundo.

Assustador a princípio! Já estive na China diversas vezes e nunca me passou pela cabeça morar lá. Aliás, talvez por viajar tanto pelo mundo, nunca sonhei ser expatriado. Sair do Brasil envolve não só a adaptação da família inteira a uma nova cultura mas também abandonar tudo o que conquistamos por aqui. Cortar raízes não é fácil e dá medo.

Mas se por um lado dá tristeza deixar nosso lugar aqui, por outro há um universo a se descobrir. Uma nova cultura, um novo idioma (bem difícil – qualquer hora eu conta minhas aventuras com o Mandarim), um novo povo. Um novo jeito de trabalhar, novos relacionamentos, novas vivências. Um tempo único de mais aprendizado para todos nós. Além disso, nunca fui de fugir dos desafios, principalmente aqueles tão apimentados quanto estas fatias de carne preparadas à moda de Sechuan, que comemos em Shanghai na semana retrasada (é… você não se enganou, estas “coisas” vermelhas no prato são pimentas secas cortadas ao meio).

carnechina

Casa, colégio das crianças e novo escritório já estão escolhidos. A partir desta semana, fico na ponte aérea Guarulhos-Pudong. Até meados de julho, quando este blog e suas panelas serão pilotados lá do outro lado do mundo, com muitos temperos diferentes. Zài jiàn!

14 comentários para “Negócio da China”

  1. Rogério,
    Agora sim no próprio site:
    Parabéns pelo site, interessantíssimo e divertido!
    Quanto à China, tenho certeza de que sua experiência por lá redundará em ótimas receitas para o site e deliciosos sabores em sua vida!
    Deus te abençoe!
    Henrique

  2. Patrícia disse:

    Rogério,

    ‘Uau!’, foi o que pensei depois de ler a notícia de que irá com a família para a China! Certamente será uma super experiência, cheia de novas descobertas e um ‘prato feito’ para histórias para toda a vida. É ‘para sempre’?
    Boa sorte! =D

    Beijo.

  3. Rogerio disse:

    Pois é, Patrícia…A princípio são 3 anos, mas na empresa em que trabalho a maioria do pessoal expatriado fica 6, 7 anos…então, quem sabe?
    beijo
    Rogério

  4. Carol Jardim disse:

    Conheci o blog hoje por acaso, mas já espero que os posts voltem à ativa. Ótimo blog, vai direto para o feed de comidas!

    Carol
    [www.caroljardim.com/gengibre]

  5. Nina disse:

    Isso é que é mudança! Será uma ótima experiência para a sua família.
    Fiquei animada em imaginar os ingredientes diferentes que encontrarei futuramente no Amusebouche…
    Levará o seu fermento natural para Shanghai?

    bjo

  6. Rogerio disse:

    É, Nina, muitas novidades!
    Pretendo levar o fermento sim! Ainda estou pensndo como. Talvez secar uma parte e congelar a outra, levar os dois e ver no que dá. Não sei se é fácil encontrar farinha integral por lá.
    Beijo

  7. Nina disse:

    A Neide do Come-se secou os fermentos naturais dela desta forma: http://come-se.blogspot.com/2010/01/fermento-natural-desidratado.html

    bjo

  8. Marco Tirelli disse:

    Meu amigo, se por acaso não for possível aquela pizza, desde já desejo para você, Gabi e crianças toda sorte do mundo. Que Deus os abençoe nesta nova empreitada.

    Então teremos uns 8 anos para visitá-los no outro lado do mundo, certo? rs..rs..

    Sua sela de adestramento continuará guardada lá no sítio aguardando sua volta às montarias.

    Um forte abraço!

  9. Rogerio disse:

    Marcao, a Pizza saira e eh imprescindivel… Nao vou embora sem nos despedirmos!

    Estou ca na China estas duas semanas. Devo voltar por volta do dia 10 e ai marcamos, certo?

    Cuida bem da minha sela, de preferencia monte com ela, um bom cavalo. Faca isto por mim, porque hipismo aqui eh algo que nao existe.

    Abracao
    Rogerio

  10. lira disse:

    Rogério, procurando uma foto achei teu blog, e adorei a musica e tudo nele, a esta altura você já esta em Shanghai, para você e sua família felicidades…e continue o AmuseBouche, que é muito bom…

    “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”
    Sócrates

  11. Nossa, que piração ir morar na China. Tantas coisas novas você vai ver e viver… O blog vai ficar ainda mais divertido. Boa jornada!

  12. Rogerio disse:

    Obrigado Joana!
    Contarei as novidade por aqui.
    Abraço
    Rogério

  13. ligia disse:

    olá!!

    faz tempo que nao apareço e qdo venho vejo vc ja esta na China!!!

    nossa !! boa sorte!! com certeza terá muitas experiencias enriquecedoras , nao só na culinária mas na cultura e na vida!! espero que possa compartilhar um pouco conosco!!

    desejo tudo de bom e bençãos de Deus nessa nova empreitada!!

    não desapareça!! abraço:Ligia

  14. Diego disse:

    Uau, que prato é esse? Chegou a arder a tela?
    Parabéns pelo blog.
    Abraços
    Diego

Deixe um comentário

 
Amuse Bouche - Conteúdo alimentado por Rogério Moraes
Design; OPORTO design integrado