Rogério Moraes 19/12/2007 • 2 min
links sociais

Aglio & Olio

Acabei de chegar de viagem. Por isso tanto tempo sem postar. Três semanas na Holanda, trabalhando duro (isto é pleonasmo!) e jantando todos os dias no mesmo restaurante de hotel, me deram uma saudade louca de um bom macarrão. Não aquele macarrão de molho complicado e extravagante. Bom mesmo é aquela receita onde se sente a textura e o sabor da pasta. E os demais ingredientes são apenas coadjuvantes.

No vôo de volta, resisti à tentação de pedir o prato de massa. Só um louco pede massa em avião. O risco de vir super-cozida (“desmanchando” é a palavra certa) e nadando num molho gorduroso é altíssimo. Ao invés disto, para saciar minha crise de abstinência de comida italiana, fui bolando esta variação do tradicional “aglio & olio”, que preparei no dia da chegada mesmo, para o jantar. Acompanhado pela minha Gabi e um tinto deu bastante certo. Acho que esta versão também pode ser servida como acompanhamento para assados leves (frango, por exemplo, desde que o tempero não seja muito complexo).

Dica1: óbvia – escolha os melhores ingredientes que encontrar.
Dica2: se, após misturar os ingredientes, perceber que a pasta ficou muito seca, acrescente 1 ou duas colheres de sopa da água em que ferveu o macarrão.
Dica3: Apenas doure o alho no óleo. Faça isto em fogo baixo e acompanhe esta etapa o tempo todo. Não deixe o alho queimar ou o prato ficará amargo.
Dica4: Após lavada, enxugue bem a salsa. Com ela bem seca, você consegue picar melhor.

Meu Aglio & Olio

Ingredientes para 2 pessoas:

  • aproximadamente 300g (ou um pouco mais que meio pacote de 500g) de spaghetti de grano duro, de primeira qualidade – escolha uma marca italiana. Não esqueça que este é o ingrediente principal…
  • 15 tomates cereja cortados em 4.
  • 3 dentes de alho picados (ou passados pelo espremedor de alho, se você preferir).
  • 3 colheres de sopa de salsinha fresca picada milimetricamente.
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
  • sal a gosto.
  • 1 pitada de pimenta calabresa.
  • Queijo parmesão, ralado na hora, a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão, al dente. Enquanto isso, em outra panela, grande, doure o alho no azeite. Reserve. Assim que o macarrão estiver cozido, escorra-o e acrescente à panela com o alho dourado. Misture. Acrescente os tomates cereja e a salsinha. Misture e acerte o sal. Sirva com uma pitada de pimenta calabresa e parmesão ralado.

Recent Posts

See all
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!
Lavoisier: Minha Receita de Pão de Milho
Aprendiz XIV - Tour de France - Chinon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *