Rogério Moraes 08/03/2011 • 2 min
links sociais

Entendendo a Cozinha Chinesa 1.01 – capítulo 2

Finalmente divido por aqui um pouco das coisas que tenho aprendido lá no “The Kitchen At”!

Tenho me surpreendido com a variedade de técnicas, modos de preparo e ingredientes da cozinha chinesa. E aí fica difícil decidir por onde começar. Depois de matutar um pouco, achei melhor falar sobre o que o chef Wang considera “os 6 temperos indispensáveis”, sem os quais não se consegue expressar o verdadeiro caráter da culinária da China (sic). Vamos a eles:

Huáng jĭu: ao pé da letra, significa “álcool amarelo”. É uma bebida fermentada, de graduação alcoólica baixa, geralmente feita de arroz (há regiões que acrescentam também outros cereais). Por aqui o pessoal bebe este “vinho de arroz” geralmente aquecido e com tirinhas de gengibre. Tem um aroma interessantíssimo e eu particularmente gosto muito.

Tsú: O Vinagre chinês feito de “glutinous rice”. Pode ser que eu esteja exagerando, mas depois que você provar o vinagre daqui, vai rever seus conceitos a respeito do Accetto Balsamico. Em outras palavras, ultimamente eu tenho preferido Tsú para temperar a salada. Ele tem um sabor rico, levemente adocicado e um aroma, na minha opinião, levemente lácteo. Ótimo.

Táng e Yán: Sal e Açúcar, os mesmos usados pelo resto da humanidade (exceto pelos Shanghaineses, que também usam muito “rock sugar”, mas isto é outra história…).

Shēng Chōu: literalmente “essência crua”, ou seja, um molho de soja mais claro e de sabor mais suave. Tem aroma mais rico, complexo e é menos denso do que o “shoyu” que é fabricado no Brasil.

Lăo Chōu: que significa “essência velha”. É o molho de soja envelhecido, mais denso, quase preto e de sabor pouco acentuado, que é geralmente usado para dar cor à comida.

Ponto interessante: segundo o Chef Wang, uma das principais funções do Huang Jiu é tirar o gosto e odor de “cru” das carnes. E o gengibre também é muito usado com esta finalidade. Sim, por aqui eles têm horror a alimentos crus. Não entendem, por exemplo, a nossa paixão por saladas. Acreditam que vegetais cozidos são mais saborosos e saudáveis (!). Creio que isto vem principalmente da preocupação com a contaminação dos alimentos. E pelo mesmo motivo, se você pedir um copo d’agua em qualquer reunião de trabalho, seu anfitrião lhe trará uma xícara com água quente (Aaaargh!). Qualquer dia conto esta história melhor.

Recent Posts

See all
Aprendiz XV - Antídoto!
Feijão Com Macarrão
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *