Rogério Moraes 09/01/2013 • 2 min
links sociais

Legítimo – 真的上海人!

O restaurante é shangainês, os donos são shanghaineses, os funcionários também são shanghaineses. Ninguém fala Inglês. O lugar, modesto, fica na Former French Concession, num espaço minúsculo: apenas 6 mesas, 24 lugares. Mas… Este restaurante tão típico difere da maioria dos restaurantes típicos chineses: as cadeiras são limpas, as mesas são limpas, o chão é limpo. A louça é limpa, os kuài zi são limpos, há  guardanapos à vontade. Até o banheiro é limpo! Ao entrar, ouve-se uma música chinesa diferente:“é ópera ao estilo de Suzhou”– me explicou a atendente-“mais tranquila, suave e redonda do que a ópera de Beijing!”

O cardápio, bilíngue, traz pratos da culinária de Shanghai. Comida caseira, basicamente. Muito bem feita, correta, gostosa. Se for marinheiro de primeira viagem, vá de “Braised Pork in Shanghai Grandma Recipe” e “Noodles with Peanut Butter Sauce”. Peça também um tigela e arroz e algum vegetal da estação. Se estiver frio, beba um “Jin” (斤=500ml) de “Huā Diāo Huáng Jiŭ”(花雕黄酒) – o “vinho” chinês de arroz. De preferência, quente.

Quando voltar (você provavelmente vai querer…) vá se aventurando pelos demais pratos do restaurante. Com duas ou três visitas você já pode se gabar de conhecer a verdadeira comida caseira de local!

Jian Guo 328 (建国 328)
Jian Guo Xi Lu, nr. 328
Former French Concession – Shanghai – PRC
Fone: (+86 21) 6471 3819
中国 -上海市 建国西路 328号

Recent Posts

See all
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!
Lavoisier: Minha Receita de Pão de Milho
Aprendiz XIV - Tour de France - Chinon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *