• Rogério

Ao Chegar


Toda vez que chego de viagem é assim: vontade de comer comida simples, caseira, sem afetação. Já contei sobre isto aqui.

Desta vez não foi diferente. Após foiegras, queijos e patos, eu queria mesmo era arroz. E feijão também. Fiz este risotto com que havia na despensa. Ficou melhor do que eu esperava. Acho que foi a saudade de casa. Risotto de Arroz (permitam-me o pleonasmo) com Feijão

Ingredientes: - 1/2 cebola picada. - 4 dentes de alho picados. - 200g de arroz arbóreo. - Azeite de oliva extra virgem, o quanto baste. - 200ml de vinho branco. - Caldo de carne, o quanto baste (mais ou menos uns 600ml). - 1 folha de louro. - 150g de tomates-cereja cortados ao meio. - 170g de feijão rajado cozido(macio, porém firme) e escorrido. - Alecrim fresco picado, a gosto. - Pimenta do reino, a gosto. Modo de Preparo: 1. Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite, até que estejam transparentes, mas sem queimar. 2. Acrescente o arroz arbóreo e a folha de louro mexendo bem até que todos os grãos estejam bem envolvidos pelo azeite. 3. Acrescente o vinho branco, mexendo sempre, até que evapore. 4. Acrescente o caldo de carne quente, pouco a pouco, até que o arroz esteja no ponto (al dente). 5. Acrescente o feijão e mexa por mais 1 minuto e acerte o sal, se necessário. 6. Apague o fogo e junte o tomate e o alecrim. Mexa bem. 7. Sirva com um fio de azeite e pimenta do reino a gosto.



© 2020 Rogério Moraes