• Rogério

Frango Assado


Fim de semana tranqüilo. Mais tempo para cozinhar. E eu cansado de comer em restaurante a semana inteira. Vontade de comida caseira.


Logo depois do café comecei a pensar no que fazer para o almoço, pois estávamos com hóspedes. Algo saboroso, que não desse muito trabalho. Saí para o supermercado ainda sem inspiração. Vi um maço de sálvia bem bonito e na hora me veio a idéia: Frango. Frango assado com ervas. Bem temperado, com bastante alho… Não, alho vai ficar muito forte…melhor alho poró. E assim fui bolando o cardápio, que agradou as visitas e até a Gabriela, que, faz tempo, já não é muito fã de galináceos.


Para acompanhar, polenta mole, salada verde e um Pinnotage sul-africano.


Frango Assado com Ervas e Alho Poro Ingredientes:

- 6 pernas de frango (coxa + sobrecoxa) desossadas. - Suco de 1 limão. - 1 colher de sopa de sálvia fresca, picada grosseiramente. - 1 colher de sopa de alecrim fresco, picado grosseiramente. - 3 folhas de louro inteiras (frescas). - 1 colher de sobremesa de tomilho. - 1 talo de alho poro, fatiado em rodelas finas (apenas a parte branca). - Sal e pimenta do reino a gosto. - 1 copo de Sauvignon Blanc. - Azeite de oliva extra virgem o quanto baste. - 1 pitada de páprica picante.


Modo de preparo:

1. Em uma tigela grande, faça uma marinada com: limão, sálvia, alecrim, as folhas de louro, tomilho, o alho, sal, pimenta do reino e o Sauvignon Blanc. 2. Coloque as pernas desossadas na marinada e deixe descansando na geladeira por 2 horas. 3. Num refratário, acomode as pernas desossadas, vertendo a marinada sobre elas. Regue com um fio de azeite. 4. Leve ao forno a 260°C por 45 minutos. Após este período, retire o refratário do forno. Se houver o excesso de líquido, retire-o com uma colher. Regue com um fio de azeite. Salpique um pouco de páprica picante, apenas para “dar uma cor”. 5. Volte o refratário ao forno por mais 15 minutos ou até que as pernas desossadas estejam douradas. 6. Sirva imediatamente.

1 view

© 2020 Rogério Moraes