• Rogério

Gentileza


Vez ou outra, nossa rotina é quebrada por pequenos gestos de delicadeza e amizade. Foi o que aconteceu ontem quando a Ângela nos surpreendeu com uma generosa fatia da Pastiera di Grano de sua autoria. A receita veio da revista Gula de março/2008, onde se podem encontrar mais detalhes a respeito deste delicioso doce de Páscoa napolitano. A Pastiera ficou ótima, Ângela. Tanto que resolvi postar a receita abaixo. Grazie mille!

Pastiera di Grano (receita da Gula nr.185 e execução da Ângela) Ingredientes – Trigo: - 250g de trigo integral (em grão) colocado de molho durante toda a noite. - 1 a 1,5 litro de leite integral. - Água o quanto baste.

Ingredientes – Massa: - 250g de farinha de trigo. - 2 gemas. - 75g de açúcar. - 60g de manteiga sem sal. - ½ xícara de café de água fria. - ½ colher de café de canela em pó.

Ingredientes – Creme: - 2 gemas. - 75g de açúcar. - 250ml de leite integral. - 35g de farinha de trigo. - Casca de meio limão. - 1 colher de café de açúcar baunilhado.

Ingredientes – Ricotta: - 500g de ricotta fresca sem sal. - 3 ovos inteiros. - 3 gemas. - 400g de açúcar. - 1 colher de chá rasa de canela em pó. - 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira. - 1 colher de sopa de açúcar baunilhado. - Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Modo de preparo – Trigo: 1. Cozinhe o trigo em água nova por cerca de 30 minutos. Escora junte o leite e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar macio. 2. Aperte metade do trigo em uma peneira e misture-o aos demais grãos.

Modo de preparo – Massa: 1. Bata os ingredientes da massa num processador até obter um composto homogêneo. 2. Faça uma bola com a massa, tape e leve ao refrigerador por 40 minutos. 3. Abra a massa e coloque sobre o fundo e a borda de uma forma de 25cm de diâmetro, aro removível. 4. Abra a massa que sobrar e use-a para “tampar” a pastiera.

Modo de preparo – Creme: 1. Bata bem as gemas com o açúcar. Acrescente o leite e a farinha de trigo. Misture bem, leve ao fogo baixo, junte a casca de limão e mexa até engrossar. 2. Retire do fogo, adiciona o açúcar baunilhado, deixe esfriar um pouco e passe por uma peneira.

Modo de Preparo – Ricotta: 1. Amasse a ricotta. À parte, bata os ovos com as gemas e o açúcar. Junte a ricotta e misture. 2. Incorpore os demais ingredientes, exceto o açúcar de confeiteiro.

Finalização: 1. Junte a ricotta ao trigo. Coloque o creme, mexa bem e despeje sobre a massa. 2. Tampe a torta com a massa restante. 3. Asse em forno pré-aquecido a 150°C, por cerca de 3 horas, até a superfície dourar. Desligue o forno e deixa a torta esfriar lá dentro. 4. Sirva em temperatura ambiente, polvilhada com açúcar de confeiteiro.



1 view

© 2020 Rogério Moraes