• Rogério

Na página 194. E na 53 também.


O desafio, vindo através de um telefonema do Paladar, era testar e comentar uma receita do “Receitas para todo dia e para os outros também”de Wilma Kövesi. O livro se divide em duas partes: as “receitas para todo dia”, relativamente simples (nem por isso menos criativas!) e as “receitas para nem todo dia”, um pouco mais sofisticadas. Como não é todo dia que o Paladar telefona pedindo uma contribuição, optei por uma receita de “nem todo dia”: Coelho à Provençal.

Foi a primeira vez que cozinhei coelho. Apesar de adorar, nunca me dei ao trabalho de procurar no supermercado, escolher, mandar cortar, tentar preparar. Para mim, sempre foi pedida de restaurante. E aí é que está o bom do desafio: uma carne que nunca fiz e uma receita que ainda não conhecia. Se o livro for realmente bom, pensei, vai dar tudo certo…

E deu certo. Segui todas as recomendações – muito precisas – com rigor. E o resultado agradou muito. Mesmo às crianças, que até então tinham pudores de comer coelho e depois ficar sem chocolate na Páscoa (já contei esta história aqui no blog)! A única diferença com relação ao preparo original foi acrescentar uma xícara a mais de vinho branco durante o cozimento, uma vez que o molho já estava secando e a carne ainda não estava totalmente macia, no ponto ideal. Para acompanhar, o arroz com brócolis da página 53 e também uns tomatinhos que resolvi assar, só para dar mais colorido. Bebemos o que restou da garrafa do “La Flor de Pulenta – Sauvignon Blanc 2008” que foi o mesmo vinho que usei no preparo. Não é um branco da Provence como eu gostaria, mas no geral suas notas cítricas combinaram bem.

O livro, portanto, já está freqüentando a minha cozinha. Algumas páginas já receberam respingos de ingredientes e anotações. O que significa que as receitas não são gato por lebre!


Coelho à Provençal com Azeitonas Pretas e Amêndoas Do livro “Receitas para todo dia e para os outros também”, de Wilma Kövesi, pág. 194 Ingredientes: - 2 xícaras de vinho branco seco (eu precisei usar 3). - ¼ de xícara + 2 colheres de sopa de azeite. - 8 dentes de alho (5 em fatias, 3 inteiros). - 2 colheres de sopa de folhinhas de alecrim fresco. - 2 colheres de chá de sal. - pimenta do reino preta moída na hora. - 2 colheres de chá de sal. - 1 coelho de cerca de 1,8kg, cortado pelas juntas, limpo e lavado. - 1 tira de casca de laranja de 8cm de comprimento sem a parte branca. - 2 colheres de sopa de farinha de trigo. - 80g de toucinho magro picado. - 1 xícara de cebola cortada em rodelas finas. - 2 raminhos de tomilho fresco. - 3 folhas de louro. - 2 colheres de chá de raspas de casca de laranja ralada na hora. - 3 a 4 colheres de sopa de suco de limão. - ½ xícara de azeitonas pretas em lascas. - 3 colheres de sopa de amêndoas sem pele em lascas. Modo de Preparo: 1. Numa tigela grande (não use metal), misture o vinho, 2 colheres (sopa) do azeite, os dentes de alho em fatias, o alecrim, o sal e a pimenta. 2. Junte os pedaços de carne, misture bem e leve à geladeira durante 8 a 12 horas, mexendo ocasionalmente. 3. Preaqueça o forno em temperatura moderada (180°C). Leve a casca de laranja ao forno por uns 10 minutos para secar, sem deixar queimar. Retire e reserve. 4. Retire os pedaços da marinada e seque bem. Coe o molho e reserve. 5. Numa panela bem pesada e de fundo largo, leve ¼ de xícara do azeite para aquecer e doure os pedaços de carne em 2 vezes. Polvilhe com a farinha de trigo, junte o toucinho, os 3 dentes de alho inteiros, as rodelas de cebola e o tomilho. 6. Refogue, mexendo, até o alho e a cebola dourarem. 7. Junte todo molho, as casca da laranja reservada e as folhas de louro e, com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela, para formar o molho. 8. Reduza o fogo para lento e cozinhe tampado, mexendo ocasionalmente até a carne ficar macia. Se necessário, tempere com sal e pimenta. Junte então as raspas da laranja, o suco de limão e as azeitonas pretas. Misture e cozinhe por mais um dois minutos. 9. Transfira para o prato de serviço (ou sirva na própria panela) e por cima disponha as amêndoas em lasca. 10. Sirva bem quente acompanhado de arroz com brócolis.



© 2020 Rogério Moraes