• Rogério

Paraíba no Prato


A Neide chegou de Sumé com a mala cheia de presentes para nós: cinco colheres de pau, uma panela de barro. Feijão de corda, manteiga de garrafa, queijo de coalho. Farinha de mandioca finíssima e um saco de cominho. Estes ingredientes só podiam dar num “baião de dois”.


Segui a receita do chef Rodrigo Oliveira que copiei do come-se. Usei charque de fabricação própria, muito coentro e meu molho de pimenta, cuja receita prometo para o próximo fim de semana.


Baião de Dois Receita do chef Rodrigo de Oliveira Ingredientes: - 5 dentes de alho. - 30g de manteiga de garrafa. - 1kg de arroz. - 2 litros de caldo de legumes. - 3 folhas de louro. - 5g de colorau. - Sal a gosto. - 100g de toucinho defumado em cubos. - 200g de charque dessalgado, cozido e desfiado. - 1 cebola roxa picadinha. - 1 pimentão verde em cubos. - 2 tomates, sem as sementes, em cubos. - 1 kg de feijão fradinho cozido e escorrido. - 100g de queijo de coalho em cubos. - Coentro (muuuito coentro!) a gosto. - Cominho a gosto. - 50g de manteiga de garrafa.

Modo de Preparo: 1. Numa panela grande, frite o alho na manteiga de garrafa e, antes de dourar, junte o arroz e mexa bem. Junte o caldo fervente, o louro, o colorau e deixe cozinhar em panela tampada, fogo baixo, até os grãos ficarem macios. Reserve. 2. Frite o toucinho em sua própria gordura e, quando começar a dourar, junte a lingüiça e a carne seca, mexendo por mais alguns instantes. Reserve. 3. Na mesma panela, aqueça rapidamente a cebola, o pimentão e os tomates. 4. Misture o arroz, as carnes reservadas, o feijão fradinho e o queijo de coalho. Acerte o sal. adicione o cominho a seu gosto e finalize com o coentro e a manteiga de garrafa. Sirva com o molho de pimenta e uma cachacinha porreta. Finalize com uma boa soneca na rede.



© 2020 Rogério Moraes