• Rogério

Quase Matando a Saudade


É oito ou oitenta. Com pudim de pão não tem meio termo. Ou é um bate-entope-de-rodoviária, ou uma sobremesa leve, gostosa, quase sofisticada.

O da foto abaixo se enquadra na segunda categoria. E lembra o pudim de pão que minha avó fazia, sempre às segundas feiras, para aproveitar as sobras de pão do fim de semana. Como “acompanhamento”, a porção extra de calda de caramelo que tanto agradava aos netos. Às vezes, ela acrescentava frutas cristalizadas à massa, o que minhas irmãs detestavam. Melhor. Sobrava mais para mim e para os adultos. A receita? Ninguém anotou. Ela fazia de olho, por intuição. Esta, do livro Cozinha Regional Brasileira – São Paulo, com pequenas alterações que fiz, passou bem perto em textura e sabor. Mas não é igual. Afinal de contas, receita de avó, só avó consegue fazer…


Pudim de Pão

Adaptado de “Cozinha Regional Brasileira – São Paulo”

Ingredientes para a Calda:

- 1 xícara de chá de açúcar.

- ½ xícara de chá de água fervente.

Ingredientes para o Pudim:

- 4 ovos.

- 1 lata de leite condensado.

- 2 medidas da lata de leite integral.

- Raspas da casca de 1 laranja.

- 2 colheres de sopa de cachaça envelhecida (amarela).

- 3 pães franceses picados em pequenos pedaços.

- 1 colher de sopa de manteiga.

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

1. Prepare a calda: coloque o açúcar em uma panela de fundo largo e cozinhe e fogo baixo até derreter. Quando estiver caramelado, junte a água fervente, aos poucos, mexendo até que o caralmelo esteja dissolvido e não haja torrões.

2. Espalhe o calda pelo fundo de uma forma para pudim (redonda, 23cm, com furo no meio) e reserve.

3. Bata ligeiramente os ovos com uma pitada de sal, até que fique homogêneo. Acrescente leite condensado, o leite, a cachaça e as raspas de laranja. Misture e acrescente os pães picados. Deixe a mistura descansar por 30 minutos na geladeira.

4. Acrescente a manteiga derretida e bata no liquidificador. Despeje na forma.

5. Cubra a forma com papel alumínio e coloque-a numa assadeira com água quente. Leve ao forno pré aquecido a 180°C. Asse por 1 hora.

6. Espere o pudim esfriar. Quando estiver frio, aqueça levemente o fundo da forma na boca do fogão e desenforme.

7. Sirva gelado.

© 2020 Rogério Moraes