Rogério Moraes 09/12/2011 • 2 min
links sociais

Um Bocadinho Mais!

Então a Dagmar aterrissa em Shanghai, direto da Bahia. Lá de Conceição do Coité, para ser mais preciso. Na bagagem, castanha, amendoim, dendê da melhor qualidade e camarão seco que D. Maria Helena mandou.

– Rogério, estão aí os ingredientes. Você tem que fazer vatapá prá nós!
– Faço com o maior prazer. Só que tem um detalhe… eu nunca fiz vatapá! Você, que é de família bahiana, me ensine como é que é .
– Hummm, é que… eu também nunca preparei. Fora estas coisas que trouxe prá você, nem sei direito o que leva.

E aí o jeito foi seguir os conselhos de Caymmi: “quem quisé vatapá ôooohhh… que procure fazê!” Lá fui eu consultar o “pai dos burros eletrônico”. Acontece que depois de um tempo cozinhando, a gente bate o olho numa receita e já sabe se vai dar certo ou não. E as que eu vi no Google não pareceram nada confiáveis. A alternativa foi procurar os amigos nordestinos aqui em Shanghai:

– Guiomar, socorro! Você tem alguma receita de vatapá?
– Tenho não…
– Mas que tipo de bahiana é você, mulher?!?
– Oxe, é que quem sempre faz vatapá lá em casa é mainha. Melhor vatapá que o de mainha eu nunca comi… (olhe, minha sogra não pode saber disso não, visse?).
– Então mande um email prá sua mainha, por favor. Peça a ela para mandar a receita.

D. Aparecida foi rápida, mandou a receita em 2 dias, numa mensagem carinhosa, detalhada e cheia de recomendações. E no domingo seguinte, panela de barro, pimenta, dende e camarão a postos, saiu o vatapá. Reduzi a quantidade de todos os ingredientes a ¼ pois a receita de D. Aparecida, transcrita fielmente abaixo, dá para um trio elétrico inteiro comer. É claro que faltou uma nega bahiana ôoooh, que saiba mexer (Wair, difícil encontrar por aqui). Mas o carioca, branquelo e careca até que se saiu bem: o vatapá ficou arretado! Prá cabra-da-peste-da-gota-serena nenhum botar defeito, meu rei.

Vatapá
(Receita da D. Aparecida)

Ingredientes:
– 1 kg de camarão seco descascado
– 15 pães cacetinhos (pães franceses) – usei pão de forma
– 250 g de amendoim
– 250 g de castanha de caju
– 3 copos de leite de coco grosso
– 50 g de gengibre ( se quiser, pode fazer sem )
– 1 molho de coentro
– 4 cebolas picadas
-1 xícara de azeite de dendê
– sal a gosto

Modo de Preparo:

  1. Coloque o pão de molho com um pouco de leite de coco e deixe amolecer. Bata no liquidificador a cebola, metade do camarão seco, o amendoim, a castanha, o coentro, o sal e o gengibre e reserve.
  2. Bata também no liquidificador o pão com o leite de coco.
  3. Numa pannela misture o tempero com o pão batido no liquidificador e leve ao fogo, mexendo sempre. Acrescente o restante do leite de coco e continue mexendo.
  4. Coloque o azeite de dendê e o restante do camarão seco.
  5. Retire do fogo quando ele estiver soltando da panela. – e quando tomar cor. No começo não se desespere com a cor esverdeada do prato… tudo dá certo quando o vatapá estiver no ponto certo.
  6. Sirva com arroz branco, moqueca de peixe ou de camarão.
    Obs. : Se precisar pode usar mais leite coco e o pão é dormido (de um dia para o outro).

Recent Posts

See all
Aprendiz XV - Antídoto!
Feijão Com Macarrão
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *