Rogério Moraes 03/08/2011 • 2 min
links sociais

Dos Bons Tempos

Não sei que mecanismo é este que existe dentro da minha cabeça que me faz desenterrar – nos momentos mais absurdos – as memórias mais remotas da minha infância e pré-adolescência. Via de regra, são cenas corriqueiras, fatos banais, desinteressantes. Porém as lembranças de episódios peculiares junto a pessoas queridas também surgem de vez em quando.

Talvez Freud, Jung, Lacan ou então o Dr. Pinel possam explicar como é que outro dia, passando pelo porto em Hong Kong, a caminho do aeroporto, meu pensamento foi parar lá nos meus 9 ou 10 anos de idade, em Ribeirão Preto. A reminiscência veio em forma de um Coquetel de Camarão, inesquecível, que comíamos na casa do Manel, Táta, André e Nanda, amigos da família há muito tempo. Eu acho que este era um “signature dish” da Táta, num tempo em que camarão era coisa difícil de achar, especialmente lá no Oeste do Estado de São Paulo. Tempo também em que o termo “signature dish” ainda nem havia sido inventado!

Por sorte está aí o abominável Facebook (sobre o abominável escreverei um dia destes) com uma de suas pouquíssimas serventias que é permitir manter algum contato com os amigos que estão longe (bem, na verdade quem está longe sou eu… mas esta também é outra história) ou com aqueles que, apesar de especiais, costumamos encontrar de forma bissexta. Mandei uma mensagem prá Nanda, que respondeu no dia seguinte, com a receita. Preparei exatamente conforme as instruções, a não ser por umas gotinhas de Tabasco e um pouco mais de Gin do que o indicado (licença poética!). Comi, como nos velhos tempos, com torradinhas (na época eram as famosas “Bi-tost Bauducco”). Terça feira próxima tem mais Hong Kong: vamos ver onde o pensamento vai parar.

Coquetel de Camarão
da Maria Carmem Balau

Ingredientes:
– 3 xícaras de maionese (se puder faça a sua. Aqui tem o processo completo)
– 1 xícara de creme de leite.
– ½ xícara de ketchup.
– 3 colheres de sopa de molho inglês (Worcester Sauce).
– 3 colheres de sopa de gin.
– Bastante camarão, descascado, limpo e cozido em água + sal + limão.

Modo de Preparo:

  1. Pique os camarões bem miudinhos (reserve alguns para enfeitar).
  2. Misture a maionese, o creme de leite, o ketchup, o molho inglês e o gin. Acrescente o camarão picado. Leve à geladeira.
  3. Sirva em taças tipo coqutel e enfeite com camarões inteiros.
  4. Acompanha salada e/ou torradinhas.

Recent Posts

See all
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!
Lavoisier: Minha Receita de Pão de Milho
Aprendiz XIV - Tour de France - Chinon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *