Rogério Moraes 01/02/2008 • 2 min
links sociais

Basmati

Ultimamente ando com mania de arroz basmati. Para quem ainda não conhece, trata-se de um arroz de grãos longos e fragrantes, muito consumido na Ásia e Oriente Médio. O maior produtor mundial é a Índia. Lá, é um dos pilares da culinária, indispensável durante as refeições. De acordo com meu amigo Jay, indiano de Calcutá, pronuncia-se basmati, com o acento na última sílaba (palavra oxítona, portanto).

Certa vez, em Riad, comi basmati temperado com açafrão e coberto com cebolas fritas bem crocantes. Era um acompanhamento perfeito para o frango inteiro marinado e assado, muito popular naquelas bandas. Delicioso. Há um certo ritual: você chega ao restaurante senta-se no chão forrado de tapetes e cheio de almofadões. O frango assado é servido sobre o arroz, numa grande bandeja redonda. Come-se com as mãos (sauditas também fazem isto!), geralmente dividindo a porção generosa com outra pessoa. Bem diferente…

Agora está mais fácil achar arroz basmati aqui no Brasil. Esta semana encontrei no Pão-de-Açúcar uma caixinha da marca Casino-Bio (orgânico). Nela, uma receita meio boba com curry e mel. Resolvi aproveitar a idéia e incrementar com legumes e castanha de caju. Ao lado, uma boa colherada de iogurte batido com salsinha. Assim ficou bem melhor.

Arroz Basmati com Curry e Mel

Ingredientes:

  • 1,5 litros de água.
  • 200g de arroz basmati.
  • 2 colheres de sopa de manteiga.
  • 1 dente de alho espremido.
  • 1 abobrinha.
  • 15 ervilhas tortas.
  • 12 tomates cereja.
  • um punhado de castanhas de caju.
  • 1 colher de sopa bem cheia de mel.
  • 1 colher de sobremesa de curry.
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Prepare os legumes: corte a abobrinha em quatro no sentido o comprimento. Depois corte em pedacinhos de aproximadamente 1cm de largura. Retire o “fio” de cada ervilha torta (basta puxar o cabinho com a faca, no sentido do comprimento) e corte cada fava em duas partes. Corte os tomates cereja em dois, no sentido do comprimento. Reserve.
  2. Ferva a água e coloque o arroz (como se fosse preparar macarrão). Mexa de vez em quando. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Quando o arroz estiver macio (porém firme) escorra bem em uma peneira e reserve.
  3. Aqueça bem uma panela grande. Refogue o alho na manteiga. Acrescente a abobrinha e mexa bem. Após uns 2 minutos, acrescente a ervilha torta, a castanha de caju, o mel e o curry. Mexa bem. Após aproximadamente 1 minuto, acrescente o arroz, os tomates cereja e acerte o sal.
  4. Sirva imediatamente com uma colherada do molho de iogurte.

Para o molho de iogurte:
Bata no liqüidificador 200ml de iogurte integral, 1 punhado de salsinha fresca, 1 pitada de sal e 1 colher de sopa de azeite extra virgem.

Recent Posts

See all
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!
Lavoisier: Minha Receita de Pão de Milho
Aprendiz XIV - Tour de France - Chinon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *