Chego do trabalho às 7 da noite. Com fome, subo rapidamente as escadas, troco de roupa, desço, vou até a cozinha preparar o jantar. Na copa Lucas já está jantando com Sacha, seu amiguinho-francês-cara-de-anjo e cabelão grunge na altura dos ombros.
-Hey guys! How are you? Pergunto.
– I’m good! Oi, pai! Respondem ao mesmo tempo.
Visto o avental, sirvo um saquê bem gelado. Começo a picar a cebola. Gabriela me diz:
– Este garoto francesinho é um amor! Tão educado, tão bonzinho, come de tudo. A mãe dele é linha dura, como a gente. Veja só, comeu toda a salada e os legumes também.
– Humm… que bom, respondo.
Refogo a cebola picada na manteiga com um fio de azeite. Junto o arroz, remexo. À parte hidrato o açafrão em um tico de vinho branco. Continuo a conversar com os moleques:
– Sacha, how is your food? Fine?
– Yeah, good! My mother sent some fondant for our dessert.
– Oh, thanks. How kind of her!
Jogo um cálice de vinho branco na panela, espero secar um pouco, vou regando devagar com um bom caldo de carne. Peço à Gabi:
– Amor, coloca uma musiquinha pra gente ouvir enquanto cozinho. E venha dar um gole desse saquê que está ótimo.
– Tá, que música você quer?
– Ah, qualquer uma daquelas que gosto, você sabe.
Oscar Peterson começa a tocar: “I Could Write a Book”, “Jordu”, depois “Bye Bye Blackbird”. Os meninos cochicham alguma coisa, dão risada, começam a sobremesa.
– Hey, boys, what’s so funny?
– Nothing, nothing… (mais risos).
Mr. Peterson ataca “Lil Darlin’” num arranjo inspirado e cheio de brilho. Junto o açafrão à panela, o aroma e a cor invadem o risotto – tal qual a dinâmica e as nuances da música invadem a copa. Arroz no ponto, apago o fogo, coloco uma colherada de manteiga e um bom punhado de granna padano, misturo bem. Fotografo o prato rapidinho, para a comida não esfriar. Sentamos à mesa. E eu, embevecido com “My Foolish Heart”, aumento um pouco o volume. Os garotos sorriem, sorrio também. Acho que estão começando a curtir Jazz. Sasha diz:
– Delicious food, Ms. Gabi… I loved the veggies and also the passion fruit juice. The risotto you two are eating also looks fine. But this music… Any chance that we could have some Rock’n’roll next time?!
O inevitável choque de gerações chegou à minha casa!
Risotto Milanese
Ingredientes (2 pessoas):
– 250g de arroz Arboreo
– 1 colher de sopa de cebola bem picada.
– 1 colher de sopa de manteiga.
– 1 fio de azeite de oliva extra virgem.
– Cerca de 1 litro de caldo de carne.
– 1 colher de chá de açafrão em pistilos.
– Para finalizar, queijo Parmiggiano ralado, o quanto baste + 1 colherada de manteiga.
Modo de preparo: conforme descrito no texto acima, sendo que a adição de um menino brasileiro e outro francês, ambos com 7 anos e roqueiros é de conta e risco do cozinheiro.