Rogério Moraes 25/06/2020 • 2 min
links sociais

Lavoisier: Minha Receita de Pão de Milho

Volta e meia tem gente me perguntando o que fazer com o “descarte do levain”: aquela quantidade de fermento já ativado que fica no pote depois que usamos o necessário para a receita e para a realimentação. No meu caso sempre sobra. E é claro que não jogo fora! Coloco meu lado Lavoisier para funcionar – nada se cria (ou melhor, se perde) tudo se transforma. Afinal, desperdiçar farinha é um verdadeiro absurdo.

Costumo ter um pote na geladeira só para acomodar os descartes. Simplesmente vou acumulando ali, semana a semana. Quando o pote enche, preparo alguma coisa. Sim, existem muitas receitas que reaproveitam o levain usado. Já testei diversas: algumas são boas, outras nem tanto. Algumas criei, outras adaptei. A pedidos e em prol do seu bolso, vou passar a dividir por aqui as melhores.

Comecemos com este “Pão de Milho” que inventei e é o preferido da Gabi. Arrisco a dizer que ela troca uma battard inteira de Pain de Campagne (sua segunda preferência) por uma fatia deste pão. Na verdade, nem sei se poderíamos chamar esta receita de pão: o resultado é algo entre uma broa e um bolo. Muito macio, perfumado e mais para o salgado do que para o doce. Tem gosto e cheiro de Brasil e isto não é pouca coisa para quem já está há 10 anos longe. Há ainda a vantagem do preparo ser fácil e rápido. Para mim é ideal naquelas manhãs de sábado em que estou sem nada para o café da manhã. Principalmente se bate o banzo e dá saudades da minha terra.

Meu Pão de Milho

Ingredientes
-2 colheres de sopa de azeite de oliva (pode substituir por manteiga).
-3 colheres de sopa de açúcar.
-1 ovo.
-50ml de leite integral.
-110g gramas de farinha de milho, ou fubá, ou farinha de polenta.
-220g de descarte de levain.
-1 colher de sopa bem cheia de fermento químico (pó Royal).
-1 colher de café de sal.
-1 colher de sopa de sementes de erva doce.

Modo de Preparo

  1. Pré-aquecer o forno a 180-200c.
  2. Untar uma forma quadrada (forma de Bolo Inglês) com um fio de azeite (ou manteiga) e um pouco de farinha de milho, ou fubá, ou farinha de polenta.
  3. Misturar todos os ingredientes, colocando por último o fermento.
  4. Colocar a mistura na forma. Polvilhar um pouco de farinha de milho por cima e levar ao forno por cerca de 30 minutos.
  5. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Recent Posts

See all
Outro "Curry". Entre aspas mesmo!
Lavoisier: Minha Receita de Pão de Milho
Aprendiz XIV - Tour de France - Chinon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *